11.12.09

CONHEÇA O AUTOR DO PROJETO


José Henrique Fialho é mineiro, natural da cidade de Raul Soares, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisador da música popular brasileira, da cultura de massas e da indústria cultural.


.
GIL said...Amigos seu blog esta perfeito me ajudou muito estou desenvolvendo uma pesquisa sobre limguagem cinematografica brasileira.23/11/07 ;


Hawker said...Adorei o projeto, vivi intensamente a década de 50, só estranhei não haver qualquer menção ao início da construção de Brasília, por volta de 1958.Romildo Guerrante - Rio de Janeiro6/1/08
wil.lennon said...Parabéns pelo projeto. As informações que este site proporciona a quem quer que seja, são um retrato da vida brasileira nas épocas enfocadas. A riqueza de detalhes é impressionante! A listagem das músicas das paradas de sucesso entre 1949 e 1960 é uma jóia rara. Não se vê esse tipo de cultura divulgada normalmente. Só faltaram os links para se fazer o "download" das músicas.Posso resumir tudo o que li e ainda vou ler neste belo site, como "espetacular"! Parabéns!25/1/08 ;


Tαмαяα said...Parabéns pelo blog! É muito bom.Não vivi nada da década de 50, mas o que eu ouvi, foi muitas histórias maravilhosas, e esse bolg só faz reforçar toda as imagens que eu tinha da década de 50. Muito bem explicado e comentado. Esse blog já me ajudou bastante nos trabalhos do colégio, e também me ajudou a ter mas conhecimento, o que nunca é demais! Simplesmente PERFECT!27/2/08;

VANUZA PANTALEÃO/OBRA LITERÁRIA said...Década de 50, aquela que "não terminou", parafraseando o livro "1968 O ANO QUE NÃO TERMINOU" de Zuenir Ventura.Zé Fialho, né? Já sou sua fã também.Seu blog é uma das maiores contribuições para a Cultura de Massas do nosso país.Ainda não o li todo, pois estou envolvida no meu blog de Literatura, mas Deus vai me conceder fôlego para tanto.Grande ABRAÇO! Vanuza Pantaleão10/4/08;

Círculo de Cultura said...Acabo de ler sua apresentação e confesso que me criou bastante expectativa para o que está por vir. Vou "devorar" seus próximos textos com o mesmo entusiasmo, espero em breve poder mandar-lhe um e-mail para trocar algumas informações.Um blog como esse precisa ser divulgado.19/4/08 ;

Paulo Sempre said...Abraço.Paulo Sempre.posted by Década de 50 at 4:58 AM;

16 comentários:

David Nascimento disse...

José Henrique, tudo bem? Achei boa sua proposta... trabalhei com o Adorno na minha graduação tencionando cultura e identidade. Agora estou pesquisando, em partes, a Lapa e suas personalidades.
Cruzamos o interesse de pesquisa.
abraço

Anônimo disse...

Tive oportunidade de ler o relato do episódio do suicídio de Getúlio Vargas em agosto ded 1954.

Ao lado disso, o blog traz a memória dos muitos responsáveis pela formação de nossa cultura popular.

Bela iniciativa, meus parabéns!

Valter

Socorro Martiniano disse...

Olá Zé!
Embaralhando mais as fronteiras discursivas, este blog é exemplo de um discurso híbrido que evidencia, o papel da música,leitura da composição dos textos. Observe-se, por exemplo, as nuances, em que se propõe o nível máximo da apropriação: escrever, linha por linha, a obra
musical...

Unknown disse...

Boa Noite Zé
Tudo bem?
Aqui em BH tudo na paz
um forte abraço
inté
João Luiz Pacheco Sad(jl-viramundo)

Anônimo disse...

Grandioso trabalho. Dizer que merece emocionados parabéns, tange o óbvio.

Augusto Ramos
Suécia

Unknown disse...

Zé, Parabéns!

Sem mídia e sem a contribuição de (de)formadores de opinião, o seu blog já obteve mais de 200 mil visitantes, o que deve ser atribuído ao seu grande trabalho de pesquisa.

Zé Mauro
Brasília
10/3/10

Anônimo disse...

Parabéns..

Lyz disse...

Ei Zé!!! O blog ficou muito legal mesmo!!! Entre no facebook... Te adicionei.. Abraço. Lyz Capuchinho

Jalul disse...

JOSÉ HENRIQUE FIALHO,

SEU BLOG É COISA DE MESTRE. É HISTÓRIA PURA!
ADICIONADO AOS MEUS FAVORITOS, TEREI LEITURA GARANTIDA POR MUITO TEMPO.`
PARABÉNS.

Anônimo disse...

muito bom!, parabéns, nem lhe conheço, sincero, portanto. Somente uma dúvida: vc escreve que "goodbye...", de assis valente teria sido a primeira canção crítica aos maneirismos da classe média, no uso afetado de línguas estrangeiras, especialmente o inglês, mas "O cinema falado" de noel rosa, que contém esse mesmo tipo de critica, não é anterior? E já que estamos num blog que nos deixa tão à vontade, lembro que quando um jornalista disse que caetano veloso fora o primeiro compositor a pôr "coca cola" numa canção ("Alegria, alegria"), alguém, se não o próprio luiz gonzaga lembrou que na muito mais antiga "eu vi dois siris jogando bola", um jumento tomava não apenas uma, mas vinte coca-colas...
Já como se fosse papo de botequim, quando Company Segundo veio ao Brasil e um grande jornal o tratou como o cantor mais velho em atividade no mundo, dia seguinte Moreira da Silva, com toda razão aparecia dizendo que era ele.
Grande abraço, mais uma vez parabéns!,
rogerio

Anônimo disse...

olá josé henrique,
voltei porque cometi um erro no comentário anterior a canção a que me refiro no comentário anterior tem o título correto de "Não tem tradução". Seu primeiro verso é que contém a expressão "cinema falado": O cinema falado é o grande culpado...
abraço
rogerio

José Henrique Fialho disse...

Amigo da postagem acima, primeiro, obrigado pelos elogios que me ajudam a ser sempre cuidadoso no que posto. Sobre a questão das músicas Não Tem Tradução (o verdadeiro nome da música, ao invés de Cinema Falado como você escreveu)e Good-Bye, Boy, segui a maioria dos estudiosos. A música de Assis é de 1932, gravada por Carmem Miranda para o carnaval de 1933. Já Não Tem Tradução é efetivamente de 1933 (Ismael Silva,inclusive, vendeu a música para Francisco Alves, que aparece como co=autor) por isso, considero que Good-Bye, Boy tem a primazia tratada no blog.

Unknown disse...

parabéns zé vamo que vamo,abração inté
joao luiz p sad bh XIV/III-MMXV

Medeirix disse...

Caro Zé Fialho, dizer da importância de sua obra é chover no molhado! É uma aula de erudição e patriotismo. O seu profissionalismo e esmero na pesquisa merecia um estudo à parte. Por isso, pergunto-lhe: Você lançou essa obra em livro e, se o fez, qual o nome, qual a editora?
Gostaria muito de poder tê-la em minha mãos para sorvê-la aos pouquinhos, ler e reler, admirar todos os fatos ali contidos e por fim apreciar a longa discografia ali contida.
Espero um resposta positiva a minha dúvida.
Por fim desejo-lhe muita saúde para nos brindar, com essa memória fantástica, com a sequencia das décadas seguintes.
Fique com Deus e muito obrigado!
Mario Medeiros

Artur Maciel disse...

Parabéns José Henrique! Eu já tinha visto e curtido anteriormente, se não me engano. Seu trabalho está realmente muito bom e merece elogios. Sucesso sempre, pra você e seu blog. Abraços.


Anônimo disse...

Obrigado, Artur, um incentivo a mais para continuar a estudar até o final dos tempos.